A segunda edição destas residências em movimento no âmbito do programa europeu LINA é feita em parceria com a instituição DAI-SAI. O formato mantém-se, criando agora uma ponte com o programa Architecture of Cure desta associação. Uma designer social e um duo de artistas emergentes atravessaram o continente em transportes colectivos terrestres para vir até Lisboa e a um sanatório modernista desactivado em Krvavica, junto ao mar Adriático.
Entre Paris e Lisboa, a travessia de Johanna Musch leva-a a conhecer e entrevistar ‘testemunhas de cuidado’, pessoas que na sua prática diária executam ‘medidas de cuidado a longo prazo’. Uma paisagem humana de cuidadoras de florestas, colecções artísticas, comunidades e umas das outras.
Mais info
A dupla wit[h]nessing – Giga Tsikarishvili e Tatuli Japoshvili – entrelaça experiências subjectivas numa ecologia sócio-política, cognitiva e ambiental que percorre numa odisseia de 7.000 km os mares Negro, de Marmara, Trácio, Egeu, Adriático, Mediterrâneo, das Baleares e por fim o Oceano Atlântico.
Mais info
Este programa da associação DAI-SAI explora o património arquitectónico com o objectivo de transformar ambientes físicos e imateriais – que outrora foram espaços de ‘patologias partilhadas’ – em locais de ‘cura colectiva’. A Estância de Saúde Infantil sediada em Krvavica, um ícone do arquitecto croata Rikard Marasović e as comunidades circundantes é o ponto de partida para pensar práticas arquitectónicas mais sustentáveis.
Um festival comunitário constrói narrativas ficcionais sobre a sociedade que criou estes lugares e as novas colectividades imagináveis que as poderiam governar no futuro – com grande afecto e empatia.
27 de Abril
18h – Passeio pela cidade e visita ao Mike Festival
28 de Abril
12h – Visita guiada performativa ao Sanatório Infantil de Krvavica, por Ana Dana Beroš, Tina Divić e Mauro Sirotnjak
18h – Critical Tourism: discussão e apresentação de fanzine
29 e 30 de Abril
10h – workshops e performances diárias
1 de Maio
16h – Festival Comunitário, com instalações e performances: