Ao explorar as causas do esgotamento e os caminhos da cura, Giga Tsikarishvili e Tatuli Japoshvili entrelaçam experiências subjectivas numa ecologia sócio-política, cognitiva e ambiental mais ampla. Viajando dentro e para lá das fronteiras que separam Tbilisi de Lisboa (com uma paragem em Krvavica), a dupla do colectivo wit[h]nessing reflecte sobre as articulações feitas pela humanidade e as paisagens naturais circundantes. Experiências, afectos e imaginários são transmitidos através da lente da fabulação ficcionada.
“Ao longo de doze dias, atravessámos as fronteiras de dez países e dormimos numa dúzia de cidades diferentes. Durante esta viagem, os sons dos protestos nas ruas de Tbilisi ecoaram nas nossas mentes como lembrança constante da tensão em curso que tínhamos aparentemente deixado para trás…”
Continuar a lerInvestigadora, crítica de cultura visual e artista. A sua prática explora as intersecções entre estética, psicanálise e a noção de feminino, a par da análise da complexa agência das imagens tanto em meios digitais contemporâneos como em arquivos físicos. Em 2023, fundou com Giga Tsikarishvili wit[h]nessing, uma plataforma de investigação artística transdisciplinar que pretende incorporar perspectivas que expandam os conceitos de subjectividade, estética e ética na intersecção entre arte, arquitectura e design.
A sua prática artística multidisciplinar investiga a ligação entre temas humanos e não humanos. Através da sua obra, fomenta o envolvimento activo no estabelecimento de relações de cuidado e respeito com entidades do binómio natureza/cultura. Co-fundador de wit[h]nessing.