MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Livros da Trienal recebem galardão de Ouro nos Prémios LAUS 2020

O programa da Trienal 2019, que teve a duração de 61 dias, incluiu cinco exposições centrais revelando diferentes perspectivas da racionalidade em arquitectura. A 5ª edição - A Poética da Razão - estendeu-se para lá da dimensão física dos conteúdos expositivos com a publicação de uma colecção de livros. O conjunto de cinco livros, que tem o título homónimo da 5ª edição, prolonga os temas de cada uma das exposições, explorando e aprofundando as vertentes de cada uma das abordagens curatoriais. 

Com design gráfico de Marco Balesteros fundador do atelier Letra, a colecção, que foi editada pela Trienal em parceria com a Polígrafa (Barcelona), foi nomeada em 2020 para vários prémios de design. A primeira distinção foi anunciada agora a 26 de Novembro 2020 com o prémio de Melhor Design de Livro Completo ADG-FAD (Barcelona) LAUS 2020 numa cerimónia em live streaming. Com autoria da equipa curatorial da Trienal 2019, a colecção levou para casa o galardão de ouro tendo o júri destacado a originalidade da proposta, justificada pelo facto de que "A Poética da Razão rompeu com a imagem de um catálogo de eventos de arquitectura."

A edição 2020 dos Prémios LAUS contou com 1257 projectos e 356 premiados de 9 nacionalidades distintas. Desde 2012, este prémio tem distinguindo a qualidade conceptual de projectos e a sua capacidade em transmitir as mensagens através de uma linguagem visual inteligente e engenhosa. Todos os anos reconhece os melhores projectos em cinco categorias: Design Gráfico, Digital, Publicidade, Audiovisual e Estudantes. Este galardão tem vindo assim a promover a excelência do design reconhecendo a sua importância cultural e económica para a sociedade. 

Desde da sua criação que a Trienal tem investido em publicações com os mais diversos formatos catálogos, e-books, facsimile ou livros de bolso. Esta é a primeira vez que recebemos um prémio, e estreamos com chave de ouro. Em inglês, a colecção é composta por Economy of Means por Éric Lapierre, Taking the Country's Side. Agriculture and Architecture de Sébastien Marot, Inner Space de Mariabruna Fabrizi e Fosco Lucarelli, What is Ornament? de Ambra Fabi e Giovanni Piovene e Natural Beauty por Laurent Esmilaire e Tristan Chadney com fotografias de Tatiana Macedo. Com uma tiragem de 1800 unidades, está à venda em 25 livrarias da especialidade sediadas em diversos pontos do globo,e online, sendo a Monade uma delas. Estas publicações com o formato de livro de bolso têm tido uma excelente receptividade por parte do público funcionando como legado intemporal para disseminar o conhecimento gerado pela reflexão proposta pela Trienal 2019 que teve lugar na capital portuguesa entre 3 de Outubro e 2 de Dezembro de 2019. 

A colecção The Poetics of Reason está também em competição em várias categorias no Japão, no Tokyo Type Directors Club 2021, cujos resultados serão anunciados em Março de 2021. Através da Direção Geral da Artes, a colecção está na corrida para Best Book Design from all Over the World 2021, promovida pela Stiftung Buchkunstde (Alemanha), em conjunto com outros 19 livros que representam Portugal nesta renomada competição.