MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Walk&Talk convida Trienal para integrar júri do Pavilhão da sua 10ª edição

O Festival de artes Walk&Talk, que acontece nos Açores desde 2011, convidou a Trienal para integrar o júri que irá seleccionar a proposta vencedora para concepção de um Pavilhão temporário no Largo de São João, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel. Ao lado da Trienal, participam como jurados a direcção artística Walk&Talk, Jesse James e Sofia Botelho, a direcção de produção Walk&Talk, representada por Luís Brum e a Direcção Regional dos Recursos Florestais do Governo dos Açores. Lançado a 8 de Janeiro, o concurso de arquitectura, é apresentado no contexto da 10ª edição do evento, que acontece de 9 a 19 de Julho de 2020. 

Com candidaturas abertas até 27 de Fevereiro de 2020, o concurso apela à participação de autores, em nome individual ou em equipa, desde que um dos membros seja formado em arquitectura e com experiência de pelo menos cinco anos. Esta chamada acontece há três anos e o pavilhão tem envolvido não só os participantes, como também pessoas de diferentes públicos, atraídos por um espaço convidativo, aberto, próximo. o longo de duas semanas, este Pavilhão recebe uma intensa programação, desde concertos, conversas, festas e performances. Além de se afirmar como espaço de confluência entre artistas, organização e visitantes, integra um espaço de cantina, bar, auditório e palco. Este “ponto de encontro e de partida” pretende trazer uma actividade a este largo icónico da cidade mais populosa da ilha de São Miguel.

Pavilhão W&T 2019 © FIlipa Couto


No ano de estreia do concurso, em 2018, os vencedores foram o Atelier Mezzo, uma dupla italiana e portuguesa, constituída por Giacomo Mezzadri and Joana Oliveira, que apresentaram uma proposta dinâmica e flexível, através do uso da famosa Criptomeria das ilhas, importada do Japão. Em 2019, com a mulher do capote como referência principal para o moodboard, dois ateliers em conjunto reuniram a proposta vencedora: Artworks & GA Estúdio, constituídos por Tomás Garcia de la Huerta, Xaviera Gleixner e José Miguel Pinto (em Arquitectura), Valentin Neves (Design e apoio técnico), Diana Menino e Ana Brito (Coordenação) e Bruno Lança (Audiovisual), activando um pavilhão que se assemelha à tão característica indumentária tradicional açoriana.

Pavilhão W&T 2018 © Francisco Nogueira


O Walk&Talk é um festival anual de artes que estimula a criação no contexto cultural e geográfico específico do arquipélago dos Açores, organizado em torno de cinco circuitos artísticos – ilha, exposições, residências, performativo e conhecimento. A programação abrange a produção artística contemporânea (artes performáticas, vídeo, música, arquitectura e design) e apresentação de projectos de diversos formatos que vão desde a instalação à exposição, . O regulamento para a construção do Pavilhão está disponível online esperando receber até 27 de Fevereiro inúmeras propostas para esta intervenção urbana. Os resultados são divulgados a 16 de Março tendo uma verba de 10000€ para concepção do Pavilhão W&T 2020.