MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
30 OUT 2015 - 13 NOV 2015
Horário
10:00 - 18:00
Local
Palácio Sinel de Cordes, Campo de Santa Clara, 145, 1100-474 Lisboa
Preço
Gratuita
Participantes
Curadoria: Isabel Castro, Sofia Gonçalves; Design: Laura Araújo, Maria Manuel Dominguez, Rosa Francisco; Apoio à produção: Sílvia Matias, João Costa, João Rocha
Co-Produção
FBAUL

Agora Irrepetível

Exposição FBAUL

Agora, irrepetível. A juventude, o design e a sua prática é o título que reúne um conjunto de manifestações em torno da produção dos alunos finalistas 2014-15 de Design de Comunicação de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. 

Quais são os valores transmitidos pelo ensino do design e como é que estes se podem assumir como contributos à situação que vivemos? Que ensino queremos? O que acontece em tempos de austeridade, quando a licença para exercer uma profissão deixa de ser o resultado expectável da licenciatura? Como lêem os jovens o seu presente? A que futuro aspiram? Que mudanças exigem? Como se posicionam perante o ideário histórico da juventude? Como se preparam para a acção, para a transformação inevitável do seu tempo?

“O jovem designer e a sua prática” representa segundo núcleo expositivo da exposição Agora, irrepetível. e foi apresentado no Palácio Sinel de Cordes. Esta exposição integrou as múltiplas dimensões da actividade projectual em design, a partir dos resultados das disciplinas Audiovisuais e Multimédia (The DreamsLivraria de Babel), Design de Comunicação (Ficha de leituraBiblioteca), Design Editorial (Com um livro faço um livroPublicação Própria, Quanto aos livros), Webdesign (Creative Web: Start Yourself Up, Movie Time).

Apesar de dispersos por uma grande variedade de disciplinas e enunciados, os projectos expostos são alinhados com uma ideia de juventude em marcha, contextualizando a prática do design com o tempo particular desta geração. Se na primeira exposição (galeria de belas-artes) havia um enfoque particular numa reflexão política, social e geracional, nesta mostra evidencia-se a forma como, de facto, os jovens — estes jovens — pensam, trabalham e projectam nas mais variadas tipologias.