MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
29 ABR 2015
Local
Palácio Sinel de Cordes
Preço
Gratuita
Participantes
Adriano Correia, Alice Oliveira, André Jesus, Bárbara Correia, Catarina Mateus, Diogo Ferreira, João Gama, João Venâncio, Manuel Caldeira, Martim Quaresma, Orkhan Abbasov, Pedro Mendes, Vitor Velez
Co-Produção
Residentes do Pólo: Angular

Cartaz ©Angular

Dark side of the Room

Exposição & Mesa Redonda

Os novos residentes do Pólo Criativo da Trienal, os Angular, inauguraram uma exposição no salão nobre a 29 de Abril de 2015. Dark Side of The Room é uma exposição que convida a uma viagem às escuras, onde o público explora as peças com lanternas e procura uma unificação desse conjunto. Os objectos expostos resultaram de um workshop dedicado à criação de projectos diversos que sublinham questões como temporalidade, a influência do enquadramento e o papel social e político do objecto artístico.


O colectivo promoveu este evento pela necessidade de pôr as certezas de lado e redescobrir o mundo, através da exploração do lado negro, o lugar onde consideram que mora o espírito crítico, escondido e à espera de uma qualquer oportunidade de se elevar e dizer da sua razão. Dark Side of The Room justificou-se como um todo e não como um somatório de partes, cujas temáticas exploradas se basearam na relação da obra de arte com o espaço, na sua apropriação e interpretação e na relação da obra de arte (e arquitectónica) com o tempo. 

O salão nobre tornou-se palco de um encontro onde o observador foi participante activo na obra e na diversidade de abordagens do mesmo tema segundo diferentes géneros artísticos. Este momento culminou numa tertúlia, liderada pela arquitecta Gabriela Raposo, onde se fez a análise interpretativa das diferentes experiências de exposição, debatendo questões levantadas pelas obras e questões do paradigma actual da arte e do ensino artístico.