Curadoria Adjunta: Ana Neiva, Diogo Aguiar
Elemento vital às espécies humana e não-humana, mas também metafórico e emocional, a água doce é simultaneamente política e economia. É por isso urgente a discussão pública sobre a protecção, a gestão e o futuro deste recurso natural. Estas são questões globais com manifestações dramáticas em distintas especificidades do território português.
Com foco em sete hidro-geografias, Fertile Futures é a representação oficial portuguesa na Bienal de Arquitectura de Veneza que apresenta no palácio os resultados desta investigação multidisciplinar que aliou cinco assembleias de pensamento, um seminário internacional de verão e duas publicações.
Os sete casos em estudo exemplificam a acção antropocêntrica sobre recursos na Bacia do Tâmega; Douro Internacional; Médio Tejo; Albufeira do Alqueva; Perímetro de Rega do Rio Mira; Lagoa das Sete Cidades; e nas Ribeiras Madeirenses.
Em cooperação não hierarquizada entre disciplinas, gerações e espécies, a exposição Fertile Futures apresenta um conjunto de modelos propositivos de jovens profissionais da arquitectura para um amanhã mais sustentável. Fertile Futures defende a pertinência do papel da arquitectura no desenho de um futuro colaborativo, descarbonizado e descolonizado, a partir de uma abordagem heterogénea, aberta à experimentação, ao diálogo e à reflexão comum, focada na realidade do território português.
Horário de abertura: Terça a sábado, 12h — 18h30
Percorra no piso nobre os sete núcleos dos territórios hídricos. Para maiores de 16 anos, 5€ por pessoa. A inscrição: visitas@trienaldelisboa.com
Sábados, 24 Fevereiro, 23 Março e 27 Abril às 12h
A visita de 27 de Abril tem interpretação em LGP – língua gestual portuguesa
Preparámos um calendário de visitas e oficinas, incluindo um programa acessível. De 60 a 90 minutos, o preço é 5€ com inscrição: visitas@trienaldelisboa.com
Visitas relax para pessoas com necessidades específicas
17 Fevereiro e 20 Abril às 15h
Visita táctil
16 Março às 12h
Famílias
Gincana
17 Fevereiro e 20 Abril, às 15h
Oficina Hágua? A pequenada vai construir uma engenhoca de recolha e distribuição de água à escala da cidade com o jogo
24 Fevereiro, 23 Março, 27 Abril, às 15h