Com o apoio da Europa Criativa
A Forecast está à procura de abordagens que trabalhem com – e não apenas o – contexto local, com ideias ousadas de qualquer área, desde economia circular a projectos comunitários. Quais são os seus desafios e o que pretendem mudar? Como e para que objectivos trabalham?
Não importa se são soluções artesanais, há muito estabelecidas ou recentemente desenvolvidas: indivíduos, empresas e associações de todos os sectores podem fazer parte deste programa, respondendo a uma convocatória aberta.
No final de Abril, toda a gente é convidada a juntar-se ao Takeover Fest, o culminar do Blueprints for Agency, num programa aberto que inclui activações dos projectos, mesas redondas e apresentação de uma pequena colecção de documentários com este conjunto diversificado de projectos em curso desenvolvidos na Área Metropolitana de Lisboa. Em paralelo, a Forecast fornecerá às equipas seleccionadas uma forma experimental de tutoria que é fortalecedora, construtiva e abre novos canais de conhecimento e prática. Durante todo o fim-de-semana, a cafetaria e livraria do Palácio Sinel de Cordes será aberta com novas adições às suas prateleiras trazidas pela Forecast.
– Future Evolution: Apresentação pública das iniciativas seleccionadas seguida de um plenário de discussão sobre como os conceitos apresentados podem também aplicar-se em diferentes regiões ou podem tratar de diferentes questões. Em que outros contextos podem existir aplicações possíveis dos métodos propostos? Onde e para que desafios poderia esta solução ser útil?
– Forecast Condensed: Durante um workshop, uma coorte transdisciplinar de mentores dá às equipas seleccionadas feedback sobre questões específicas relacionadas com o projecto e sugere perspectivas para o seu desenvolvimento futuro.
– Forecast is Present: Apresentação de Driving the Human: Seven Prototypes for Eco-social Renewal, uma iniciativa de três anos iniciada pela Forecast que termina este ano com o lançamento de um livro, e uma antevisão da iniciativa Grounding the Human; seguida de uma conversa entre Freo Majer (fundador e director artístico da Forecast) e Manuel Henriques (director executivo da Trienal de Lisboa).
Este programa faz parte de LINA, uma plataforma europeia financiada pela Europa Creativa. A cada ano, um membro desta rede internacional é convidado a ocupar o Palácio do Sinel de Cordes. Durante esta primeira edição, a Trienal é uma das iniciativas participantes, sentado-se à mesa com os outros projectos seleccionados.
A Forecast é uma plataforma sediada em Berlim internacionalmente activa, dedicada ao apoio, orientação e promoção de práticas criativas arrojadas e profissionais audazes. Dirige um programa de mentoria que ajuda a concretizar projectos cuja ambição social e potencial de inovação se estende muito para além deles próprios e apoia o intercâmbio sustentável de conhecimentos entre diferentes disciplinas e formas de fazer para promover discussões abertas de ideias promissoras.
A Forecast desenvolveu a série 'Forecast Condensed', workshops que oferecem a indivíduos e colectivos criativos de uma vasta gama de disciplinas a oportunidade de examinar projectos e de potenciar o seu desenvolvimento. Um painel de mentores de múltiplos campos oferece a pessoas, grupos e organizações aconselhamento e feedback sobre os seus projectos. A abordagem da Forecast pode ser descrita como um processo de desenvolvimento prototípico, em que cada projecto é sondado para encontrar exactamente onde se encontram as suas qualidades particulares, força e potencial.
A Forecast é também propulsora de projectos de colaboração com múltiplos parceiros institucionais, tais como Driving the Human (2020-2023) e Housing the Human (2018-2019)