Com o apoio da Europa Criativa
A Trienal de Lisboa convida a Forecast a invadir o Palácio Sinel de Cordes durante um fim-de-semana para descobrir e promover iniciativas locais audazes que desenvolvam estratégias sustentáveis para uma melhor coexistência. Através de um open call, a Forecast seleccionou oito iniciativas no campo das artes, design e arquitectura. Nesta estreia a Trienal é uma das iniciativas participantes, sentando-se à mesa com as outras oito. Com entrada gratuita, o Takeover Fest é um programa público que faz parte da plataforma europeia LINA, financiada pela Europa Criativa.
10h00—10h30 Boas-vindas com Forecast e Trienal de Lisboa
10h30—13h00 Apresentações das oito iniciativas
13h00—15h00 Almoço por Food from the Block**
15h00—18h00 Plenário de discussão
10h00—22h30 Workshop contínuo Garden Revolution
10h00—13h30 Forecast Condensed: sessão de trabalho exclusiva aos projectos participantes com a equipa de mentoria composta por Isabel Carvalho Soares, fundadora da Fruta Feia; a arquitecta e investigadora Luísa Sol e o investigador em processos de participação cívica Roberto Falanga
13h30—15h00 Almoço por Food from the Block**
15h00—16h00 Forecast is Present: Lançamento do livro Driving the Human: Seven Prototypes for Eco-social Renewal
19h00—22h00 Jantar por Food from the Block seguido de festa**
Atelier de arquitectura efémera e de micro-escala empenhado na formação em auto-construção e na reinterpretação de materiais naturais. Esta arquitectura vernacular mínima em madeira, terra, palha e sementes é lugar de introspecção que dialoga por antagonismo com a envolvente.
A sua arquitectura circular reutiliza resíduos de materiais construtivos para uma sustentabilidade táctica. Activam espaços numa abordagem bottom-up, inclusiva e orgânica para recuperar ligações comunitárias e o acesso a espaços desocupados.
Dedica-se a encurtar distâncias e facilitar a mobilidade para quem anda a pé. Com base numa investigação sobre a cidade dos 15 minutos, cria caminhos e passagens pedonais e incentiva o interesse turístico-arquitectónico em explorar as traseiras dos edifícios no interior dos quarteirões da cidade.
Desafia a sociedade civil a ‘reedificar’ a infância em espaços exteriores actualmente muito carenciados para promover uma cidade mais verde, próspera e socialmente justa. Este projecto participativo promovido pela cooperativa Bicicultura cultiva a mobilidade, urbanismo, educação, ambiente e economia.
Estúdio de design de moda que implementa modelos circulares nas suas criações conceptualmente fortes e visualmente inspiradoras. Alia a reutilização de materiais têxteis, plásticos e derivados à formação e capacitação de grupos vulneráveis, como as mulheres de mais de 50 anos em Marvila da AGIR XXI.
Plataforma desenvolvida pela cooperativa materialateral que impulsiona o acesso a materiais marginalizados ou inutilizados que possam ser reutilizados. Por um lado, encontra e fornece materiais e, por outro, faz consultoria e gestão em design de produto e de interiores da concepção à montagem in situ.
Hub criativo dedicado a projectos de artistas nacionais e internacionais, emergentes e estabelecidos. Situado na baía do Barreiro na margem Sul de Lisboa, foca-se na exploração e regeneração de um território industrial e de um sistema de armazéns que pertenceu à indústria têxtil da CUF.
Colectivo que requalifica o espaço público do Bairro dos Alfinetes (Marvila) com a comunidade local. Desde 2020, mais de 2000 participantes intervieram num parque infantil, numa praceta, em dois descampados transformados em jardins comunitários e na programação do festival Co.cidades, incluindo o desenho do palco e da exposição.
Usa a comida como pretexto para reunir as pessoas, com uma experiência gastronómica e etnográfica em que quem participa reflecte sobre as paisagens comestíveis em que se insere. A recolha de memórias individuais alimenta um mosaico colectivo de ingredientes, objetos, receitas e histórias que dá origem a um livro da comunidade Takeover Fest.
Transforma Lisboa através da reimaginação espacial, um parque infantil de cada vez. Ao promover brincadeiras seguras e estimulantes ao ar livre para as crianças, incentiva as famílias a explorar espaços comunitários, fomentando o desenvolvimento de competências sociais e motoras. Através da brincadeira, cria memórias duradouras e amizades para toda a vida!
Reaproveita materiais desperdiçados através de técnicas criativas de upcycling, transformando sobras de telas publicitárias em objectos únicos. Ao dar uma vida útil mais longa a estes resíduos, este projecto promove a sustentabilidade e reduz o impacto ambiental dos materiais descartados.
Tem como objectivo reduzir a nossa pegada ecológica e combater a obsolescência programada ajudando as comunidades locais a reparar objectos partidos. Em vez de comprarem novos equipamentos, os participantes podem levá-los ao Repair Café para serem diagnosticados e reparados por voluntários qualificados, desmistificando o processo e promovendo a sustentabilidade.
Uma experiência de permacultura testada no campus de Lisboa para promover a biodiversidade e o bem-estar social. Utilizando ferramentas sociocráticas para construir uma horta de convívio feita em ligação com a comunidade em geral, potencia a (re)imaginação colectiva agindo localmente e demonstra como os processos bottom-up podem prosperar em simbiose com uma estrutura académica.
A Forecast é uma plataforma sediada em Berlim internacionalmente activa, dedicada ao apoio, orientação e promoção de práticas criativas arrojadas e profissionais audazes. Dirige um programa de mentoria que ajuda a concretizar projectos cuja ambição social e potencial de inovação se estende muito para além deles próprios e apoia o intercâmbio sustentável de conhecimentos entre diferentes disciplinas e formas de fazer para promover discussões abertas de ideias promissoras.
A Forecast desenvolveu a série 'Forecast Condensed', workshops que oferecem a indivíduos e colectivos criativos de uma vasta gama de disciplinas a oportunidade de examinar projectos e de potenciar o seu desenvolvimento. Um painel de mentores de múltiplos campos oferece a pessoas, grupos e organizações aconselhamento e feedback sobre os seus projectos. A abordagem da Forecast pode ser descrita como um processo de desenvolvimento prototípico, em que cada projecto é sondado para encontrar exactamente onde se encontram as suas qualidades particulares, força e potencial.
A Forecast é também propulsora de projectos de colaboração com múltiplos parceiros institucionais, tais como Driving the Human (2020-2023) e Housing the Human (2018-2019)