MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
27 AGO 2021 - 27 AGO 2021
Horário
22:00
Local
Palácio Sinel de Cordes
Preço
Gratuita
Álbum
Palácio Sinel de Cordes
Participantes
Moderação: Vítor Belanciano

Direcção Artística: Jean-François Chougnet

Website
Co-Produção
DuplaCena for FUSO

BREATHE A LITTLE BIT FASTER NOW, © Sara Bernardo

FUSO 2021

Videoarte explora a «fronteira»

O FUSO - Anual de Videoarte Internacional de Lisboa está de volta de 25 a 29 de Agosto de 2021. Criado em 2009, é o único festival com programação contínua de videoarte nacional e internacional que mostra obras em vídeo que cruzam artes plásticas, performance, cinema, literatura e meios digitais em claustros e jardins de espaços museológicos em Lisboa.

O Palácio Sinel de Cordes acolhe a sessão de dia 27, «Lenguas de Fuego - Contra-narrativas sexodissidentes à ferida colonial», com curadoria de Agustín Pérez Rubio e moderada por Vítor Belanciano. Baseado no texto de Gloria Anzaldúa (1942-2004) considerado por muitos como a obra seminal dos estudos queer decoloniais, o título do programa, tal como o trabalho da autora, enfatiza os poderes hegemónicos coloniais e renova a luta contra eles. A sessão reúne cinco obras em vídeo: Schreber is a Woman (El Palomar), O que não tem espaço está em todo o lugar (Jota Mombaça), La Vuelta de la Malona, (Verena Melgarejo Weinandt), Crudo (Bartolina Xixa) e The Night Without Moon (Castiel Vitorino Brasileiro).

«Na fronteira» é o tema do FUSO 2021. Físicas e digitais, geográficas e políticas, as fronteiras estão associadas a ideias contraditórias de pertença e exclusão, de liberdade e restrição, de protecção e defesa, e o festival desafia curadorias e artistas a pensar as fronteiras contemporâneas promovendo discussões sobre nacionalismo, identidade, privacidade, barreiras físicas, rebelião, emancipação, conquista e o que está à margem, através da videoarte.

O FUSO é uma produção da DuplaCena com direcção artística de Jean-François Chougnet. Saiba mais sobre o festival e conheça a programação completa na página do FUSO