MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
05 JUL 2022 - 27 AGO 2022
Horário
Terça a Sábado das 10:00 às 18:00
Local
Palácio Sinel de Cordes
Informação adicional
Público geral: 10€ 


Menores de 18, maiores de 65, membros da ordem dos arquitectos ou desempregados: 6€


Entrada livre para crianças menores de 10 e visitantes com necessidades especiais

Digital Vogue © Julia Koerner

Near + Futures + Quasi + Worlds

Exposição

A exposição itinerante Near + Futures + Quasi + Worlds deixa para trás Bolonha e chega a Portugal para se instalar no Palácio Sinel de Cordes. Apresentando uma selecção de obras de treze artistas, esta mostra analisa sete anos de S+T+ARTS, uma iniciativa da Comissão Europeia para fomentar a colaboração entre arte, ciência e tecnologia. Dá-se assim especial ênfase ao papel vital que a colaboração entre estes três campos pode desempenhar na investigação das complexidades do mundo contemporâneo, bem como na promoção das formas mais inovadoras de criação artística.

Quem visita a exposição confronta-se com as incertezas da condição pós-carbono, pós-humanista, através de uma variedade de peças de artistas internacionais. Idealizada e curada por Manuel Cirauqui, com a colaboração da curadora associada Silvana Fiorese, a exposição reúne artistas de renome mundial e talentos emergentes.

Em muitos casos, as autorias desenvolveram os projectos em parceria com laboratórios de investigação e agentes relevantes na sociedade e na indústria. O grupo de participantes inclui Refik Anadol, figura conceituada em arte digital avançada e referência máxima no uso de redes neurais para produzir trabalhos visuais inovadores; Forensic Architecture, um grupo de investigação multidisciplinar que colabora com organizações internacionais e agências não governamentais, incluindo a Amnistia Internacional e as Nações Unidas; e Iris Van Herpen, pioneira mundialmente conhecida em design de moda biomórfico e inspirado na natureza, envolvendo novos materiais e estruturas.

Este projecto é uma das primeiras produções da Serra Madre, o novo centro de produção artística Kilowatt, e expressa uma estreita ligação com os princípios fundadores da iniciativa S+T+ARTS, no quadro actual do Green New Deal na União Europeia e a inspiração da New European Bauhaus, para enfrentar o principal desafio das mudanças climáticas, abraçando os valores da interdisciplinaridade e coesão social.

O acesso é gratuito ao público na primeira semana da exposição (5 a 10 de julho). Para os restantes dias, os bilhetes estão disponíveis nos canais de comunicação da organização (Artshare e S+T+ARTS).