MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
07 MAR 2022 - 11 MAR 2022
Local
Palácio Sinel de Cordes
Preço
Edição
14ª
Participantes
Joana Braga, Sérgio Antunes, Patrícia Robalo, Khadijah Benis
Co-Produção
NucleAR - Núcleo de Estudantes de Arquitectura do Instituto Superior Técnico

Projecto Relâmpago NucleAR

Seminário

O Palácio Sinel de Cordes acolhe a XIV edição do Projecto Relâmpago, uma iniciativa anual do NucleAR (Núcleo de Estudantes de Arquitectura do Instituto Superior Técnico).

O exercício temático desenvolvido ao longo de uma semana procura promover o trabalho em equipa, a interdisciplinaridade, a capacidade de comunicação e a reflexão crítica. Quem participa são estudantes do primeiro ao quinto ano do curso de Arquitectura e este ano o objecto de trabalho é o limite oriental da parte consolidada de Lisboa, onde existem cidades diferentes, com características e vidas distintas.

Trabalha-se aqui duas delas e o limite que ao mesmo tempo as une e separa. Se de um lado temos a cidade consolidada de ruas e praças, estruturada pelo espaço público contínuo e claramente definido, do outro temos a cidade extensiva, onde o espaço colectivo é fragmentado e não tem forma nem limites definidos, nem apresenta uma relação com o edificado que permita a criação de um sistema estruturante com sentido e ordem.

As duas cidades apresentam desafios e oportunidades diferentes. Enquanto uma é mais próxima e densa com uma grande variedade de usos, novas formas de mobilidade suave e uma oferta vasta de bens e serviços, na outra prevalece a dispersão e o uso habitacional, aumentando a dependência do automóvel e excluindo a sua população da vida social e urbana.

Assim, procura-se trabalhar o limite entre as duas, que corresponde às avenidas Almirante Gago Coutinho, Afonso Costa e Marechal Francisco Costa Gomes, rua António Gonçalves e avenida Mouzinho de Albuquerque. Este limite não é só físico, através da sua topografia e grandes vias praticamente intransponíveis, mas também social, uma vez que a descontinuidade da cidade é o motor para a segregação das pessoas, e, portanto, da vida social e colectiva.

Compreendendo os modelos urbanos que as formam, o objectivo do Projecto Relâmpago é a concepção de uma proposta urbana com vista à resolução desse limite como um todo através de uma estratégia global, ou da resolução de partes mais problemáticas. 

Datas: 7 a 11 de Março de 2022 
Organização: NucleAR - Núcleo de Estudantes de Arquitectura do Instituto Superior Técnico
Participação: Por inscrição