A Trienal leva Outra Terra à Biblioteca Municipal de Marvila no âmbito do Co•cidades!, um festival colaborativo de aprendizagem e discussão sobre formas participativas de fazer cidade. A somar-se à programação que partiu de uma chamada aberta de projectos, o Sê Bairrista desafiou a Trienal a apresentar um conjunto de iniciativas internacionais de participação cidadã.
Duas exposições de Terra, a Trienal 2022, são o ponto de partida para esta iteração: Multiplicidade com curadoria de Tau Tavengwa e Vyjayanthi Rao realizada em co-produção com a Fundação Millennium bcp e MNAC, e Retroactivar, que esteve patente no MAAT com curadoria de Loreta Castro Reguera e José Pablo Ambrosi.
Outra Terra leva a Marvila exemplos reais promovidos por governos locais, associações e vizinhanças. Construídos com meios parcos num diálogo próximo com a comunidade nos mais diversos cantos do mundo, exemplificam as possibilidades que a arquitectura tem em repensar os seus processos e em se adaptar a um período marcado por grandes desigualdades.
Co•cidades! é um festival do Sê Bairrista que reúne instituições e pessoas que habitam os bairros dos Alfinetes, Salgadas e Marquês de Abrantes para fortalecer as relações de vizinhança. Este festival colaborativo em que a curadoria foi desenvolvida em colectivo pelos moradores que integram este projecto pretende dar a conhecer intervenções no espaço público reforçando o papel activo das populações e também pôr as mãos à obra, tornando mais agradáveis e úteis à comunidade os lugares por onde se passa todos os dias.
A exposição integra um programa mais extenso que se espraia pelas ruas circundantes com a mostra de doze iniciativas inspiradoras – duas locais e dez de Norte a Sul do país – para celebrar o culminar do Sê Bairrista onde este nasceu: Marvila, um dos territórios mais característicos da zona oriental de Lisboa. Até ao século XIX, sucediam-se aqui agradáveis quintas nesta vasta parte de Lisboa onde era grande a fertilidade das terras banhadas pelo Tejo.
Vamos também levar até à biblioteca uma actividade pedagógica – Cidade de Cromos – para jogar com as crianças de Marvila (6–15 anos), e de forma lúdica pensar sobre a identidade particular dos lugares e o que torna as cidades tão especiais.
"O comum, o colectivo e o colaborativo ganharam um novo protagonismo com as transições tecnológicas e com as recentes crises económicas e sociais." Sê Bairrista.
É por isso urgente garantir espaços urbanos inclusivos e de qualidade que apoiem as necessidades das pessoas e ecossistemas que nelas residem.
31 de Março a 28 de Abril, 2023
Biblioteca Municipal de Marvila
10h às 18h, encerra Domingo
Visitas guiadas: inscrição através de festivalcocidades@gmail.com