Concebido em parceria com a Locus Acesso responsável pela consultoria de desenho táctil e a editora portuguesa Planeta Tangerina como autora das ilustrações, neste projecto educativo voltámos a colaborar com o FabLab, com quem mantemos uma proximidade no âmbito das exposições centrais das Trienais.
Para compreender que soluções de relevo são melhor percepcionadas, testámos algumas páginas utilizando uma impressora de corte a laser, uma impressora 3D e uma prensa litográfica. Na mostra apresentamos os estudos de baixo-relevo em acrílico desbastado na impressora de corte a laser, úteis para o decalque dos desenhos que dão corpo à maquete do livro, já que permitiram revelar as linhas e superfícies dos desenhos da ilustradora Yara Kono (Planeta Tangerina).
Com experimentações semi-artesanais realizámos testes de leitura táctil com crianças da Associação Bengala Mágica e do agrupamento de escolas Romeu Correia em Almada para identificar afinações necessárias na espessura e afastamento das linhas antes de lançar os desenhos finais na gráfica. Através da colaboração open-source conseguimos garantir clareza e legibilidade dos conteúdos para responder aos mais elevados padrões de exigências disciplinares e técnicas. Este processo exigente foi marcado por grandes desafios e é por isso com grande entusiasmo que integramos a exposição colectiva com diversas actividades de entrada livre das 14h30 às 21h.
A originalidade de Uma Casa é uma Montanha é um Chapéu, um álbum ilustrado táctil e acessível destinado a famílias e escolas é promover a cultura visual das crianças cegas ou com baixa-visão dos 6 aos 10 anos de forma integrada e inclusiva.