A 2.ª edição do Worldwide Festival está a caminho com um programa contínuo de 12 horas dedicado ao tema da Habitação e as pessoas (Housing and the people) a partir de exemplos notáveis de habitação em todo o mundo. Como membro da rede internacional Open House, a Trienal participa numa das sessões do programa deste festival em live streaming que acontece a 9 de Abril das 6 às 18 horas (UTC). Cada sessão põe em diálogo dois projectos de arquitectura construídos em duas cidades em combinação com uma apresentação e uma conversa. Lisboa vai fazer par com a cidade nigeriana de Lagos.
À medida que os agregados familiares em todo o mundo mudam de dimensão, composição, valores e sonhos, como deve a arquitectura das nossas casas evoluir para acompanhar essa mudança? Como podem as cidades do futuro construir casas de baixas emissões à escala necessária para acomodar populações crescentes? Como podem estas manter seu carácter e as paisagens urbanas? Que lições podem os arquitectos de amanhã aprender com os projectos inventivos e indígenas de ontem? Procuram-se respostas globais para o que faz da habitação um lar.
Os contextos recentes levantam também questões críticas nessa discussão, já que a pandemia virou de cabeça para baixo os projectos de casas e bairros de habitação, transformando perspectivas e aspirações em todo o mundo. Simultaneamente, as profundas mudanças nas convenções tecnológicas, ambientais e sociais estão a reescrever os manuais da vida doméstica.
Criado pela rede Open House Worldwide, o festival é uma transmissão ao vivo de um dia inteiro com visitas virtuais a projectos habitacionais em Buenos Aires, Lagos Lisboa, Londres, Melbourne, Nova Iorque, Taipei, e muito mais. Uma experiência que permite visitar diferentes projectos e formas de promover a vivência comunitária, explorar bairros arrojados e conhecer as pessoas que conceberam estes edificados residenciais e a participação em debates críticos sobre o futuro da habitação.
Em directo no YouTube, 6:00 - 18:00 UTC (7:00 - 19:00 WEST)
Open House Worldwide é uma rede de instituições sem fins lucrativos sediadas em cinquenta cidades que promovem festivais e conversas sobre arquitectura, design e urbanismo em todo o mundo. Fundada em 2010, a rede Open House Worldwide é gerida pela Open City, uma instituição de caridade registada no Reino Unido. O OHWW tem hoje membros em seis continentes, alcançando centenas de milhares de pessoas todos os anos.
O primeiro festival Open House Worldwide ocorreu em Novembro de 2020 como uma resposta colectiva ao impacto da COVID-19 nos festivais Open House, que habitualmente contam com a participação presencial. O primeiro festival, que durou 48 horas, foi transmitido para uma audiência global de mais de 40.000 pessoas e foi nomeado um dos principais eventos de 2020 na Dezeen.