MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

A Trienal 2022 apresenta-se no WAF

Data
29 SET 2022 - 05 DEZ 2022
Local
Vários espaços na cidade
Edição
Equipa
Equipa Curatorial: Cristina Veríssimo, Diogo Burnay, Anastassia Smirnova, Jose Pablo Ambrosi & Loreta Castro Reguera, Pamela Prado & Pedro Ignacio Alonso, Tau Tavengwa & Vyjayanthi Rao.
Co-Produção
CCB/Garagem Sul, Culturgest, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP/MAAT, Fundação Millennium bcp/MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea
Em 2021 o World Architecture Festival, realizado exclusivamente online, convida a curadoria geral da 6.ª edição da Trienal a participar numa conversa no dia de abertura, a 1 de Dezembro, subordinada ao tema Art in Space. A conversa é moderada por Jeremy Melvin, curador desta edição do WAF, que completa este painel sobre questões curatoriais.

Foi a ocasião de Cristina Veríssimo e Diogo Burnay apresentarem Terra, a Trienal 2022 em preparação, bem como as várias perspectivas que compõem o programa a ocorrer de 29 de Setembro a 5 de Dezembro de 2022. Seguiu-se uma conversa sobre o papel de eventos como as Trienais e as Bienais para a narrativa da arquitectura e quais as mais-valias que estes têm conseguido trazer à disciplina. 

O convite enquadra-se num roteiro de apresentações internacionais levado a cabo em cada edição. O intuito é envolver a comunidade global que opera em arquitectura, urbanismo e arquitectura paisagista na reflexão crítica em torno da mudança de paradigma que favorece a circularidade, motivada por um maior e mais profundo equilíbrio entre comunidades, recursos e processos. 

O WAF é o maior evento arquitectónico internacional anual do mundo, este ano disponível em directo e on-demand com três dias de palestras, prémios e eventos paralelos, apresentando personalidades ligadas ao pensamento da arquitectura global e à indústria com transmissão em live streaming. Com 18 «crit rooms» a funcionar como espaços de debates críticos e 18 trios de jurados internacionais, o WAF 2021 oferece a maior quantidade de conteúdos da história do festival, com o equivalente a 40 dias de programação exclusiva disponível até 90 dias após o evento.