MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Rijeka é a segunda cidade a exibir a exposição Lisbon Acts

A exposição Lisbon Acts, uma produção da Trienal de Arquitectura de Lisboa, inaugura na Croácia em 28 de Maio de 2019, antecipando Rijeka como Capital da Cultura em 2020. Esta mais recente apresentação resulta do convite de um membro da Future Architecture Platform e de um agente cultural local, reunindo uma geração recente e em ascensão de profissionais sediados em Lisboa. A exposição itinerante destaca seis projectos de arquitectura portuguesa dos Aspa, Barbas Lopes, Can Ran, Miguel Marcelino, PLCO e Site Specific, que são o ponto de partida para um pequeno filme, um livro e uma série de fotografias encomendadas a autores portugueses emergentes.

Para comemorar o 10º aniversário da Trienal (2007-2018) e a transformação da capital portuguesa, Lisbon Acts seleccionou um projecto significativo de cada estúdio de arquitectura: uma torre dourada, um bar num jardim, uma intervenção numa estação fluvial, um centro de meditação, uma igreja e um apartamento privado. Esta selecção diversificada de obras arquitectónicas tornou-se então o cenário da colecção de contos de Patrícia Portela intitulada Floraennui; da série de fotografias de Catarina Botelho intitulada Projecto Filomena; e da curta-metragem do realizador Pedro Cabeleira (14 minutos) que mostra o quotidiano de Filomena à medida que esta explora os espaços seleccionados. Todas estas obras de arte, no seu conjunto, constituem a exposição. 

Lisbon Acts teve estreia na BINA - Semana Internacional de Arquitectura de Belgrado, em Maio de 2018. Agora, um ano depois, é exibido em Rijeka, na Croácia, no antigo edifício da IVEX Factory, que foi transformado num espaço cultural no início do milénio. Com uma população de cerca de 150 mil habitantes, Rijeka é a terceira maior cidade do país e a sua importância como pólo cultural está a crescer. 

A exposição lisboeta é uma abordagem transdisciplinar para uma apresentação de espaços que de certa forma são muito apelativos, sofisticados e cheios uma vida quotidiana pautada por pessoas reais. E isto é tudo o que a arquitectura deve ser: espaços e edifícios para o dia-a-dia e para o público geral. Danica Jovović Prodanović, equipa BINA.

Exposição: 28 de Maio - 7 de Julho

Local: Fábrica IVEX, Delta 5, Rijeka