MENU
PTEN
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Data
08 NOV 2024
Horário
18:30
Local
Palácio Sinel de Cordes

Homeland

Tertúlia

2024 marca uma década de Homeland, a representação oficial de Portugal na 14ª Exposição Internacional de Arquitectura em Veneza. Em resposta ao desafio da curadoria de Rem Koolhaas, Fundamentals – Absorbing Modernity: 1914-2014, Homeland propôs uma reflexão crítica sobre a habitação, o campo de excelência da experimentação arquitectónica e elemento determinante e primário da construção urbana e territorial, reflexo social e cultural de quem a habita. Protagonizados por seis grupos, focou-se em seis tipologias habitacionais: temporário, informal, unifamiliar, colectiva, rural e reabilitação. Cada uma centrou-se numa cidade: Porto, Matosinhos, Loures, Lisboa, Setúbal e Évora.

Como peça de intervenção, a curadoria de Pedro Campos Costa considerou que “o jornal é o Pavilhão de Portugal e pretende ter uma influência sobre a situação actual portuguesa, iniciar um debate, provocar algum tipo de resposta e mostrar caminhos possíveis, usando exemplos do passado e falando sobre o futuro. Tudo acontece num lugar específico, com pessoas específicas, num contexto específico, e não em lugar nenhum. No entanto, procuramos essa utopia nesses lugares. Esquecemo-nos constantemente que o que chamamos às vezes de Utopia é provavelmente a única forma de modernidade. Sem uma noção de futuro, não há modernidade.”

Tertúlia: 8 de Novembro de 2024, 18h30

Comissariado pela Direcção-Geral das Artes, Homeland – News from Portugal abriu espaço para debater e questionar a crise da habitação, que entretanto se agudizou passados tantos anos. Saber mais sobre esta Representação aqui.