A rentrée cultural traz ao Palácio a ronda inaugural do programa Conversas et al. com um convite de cadência mensal a jovens profissionais da arquitectura com uma curiosidade insaciável e mente obstinada.
21 de Setembro, 18h30
CRU Atelier
19 de Outubro, 18h30
FMVS Arquitectos
16 de Novembro, 18h30
XXXI Studio
18 de Janeiro, 18h30
Studiolo
Olhando para o modo de pensar em arquitectura e o processo de construção da obra, escolhemos neste primeiro ciclo ter como fio condutor o binómio da cultura material versus a cultura imaterial da prática. Em cada encontro as pessoas convidadas estimulam a discussão trazendo um objecto que represente uma matéria ou ferramenta – ou, por oposição, pertença à vertente imaterial da profissão.
A assistência é convidada a participar nas tertúlias descontraídas onde o diálogo flui num modelo livre, em sintonia com a pertinência e vontade de quem se junta para partilhar experiências e inquietações. Aproveitando a cafetaria aberta, o serão é acompanhado por um copo de vinho.
As sessões são um espaço de encontro regular de formato híbrido que se molda à personalidade de cada protagonista, criando-se um clube que fomenta a troca de ideias, perspectivas e sensibilidades em torno de questões que envolvem a vivência da cidade.
No futuro, o repto lançado poderá mudar de modo orgânico e abrir-se a outros campos de expressão artística, acompanhando as inspirações e sugestões das figuras convidadas.