Este projecto europeu de fotografia chega a Lisboa, de 28 de Novembro até 16 de Dezembro, com seis exposições que já andaram por seis países: Hungria, Reino Unido, Eslovénia, Alemanha, Polónia e Suécia. Este é o ciclo Parallel – European Photo Based Platform, que aqui reúne todas as suas exposições pela primeira vez na mesma cidade.
Parallel Review Lisboa junta o trabalho de 23 artistas emergentes em mostras comissariadas por seis curadores também emergentes em três locais do Campo de Santa Clara: Polo São Vicente, Mercado de Santa Clara e o nosso Palácio Sinel de Cordes.
No Palácio vão poder encontrar duas das exposições, “Rarely Pure, Never Simple” com trabalhos de Joséphine Desmenez, Livia Sperandio, Nita Vera e Philippe Meuser, com curadoria de Maria Faarinen; e “Acts of Disappearance” com obras de Emanuel Cederqvist, Ida Nissen, Joshua Phillips, Morten Barker, Nuno Barroso e Thomas Wynne, com curadoria de Bruno Humberto.
Para além das exposições vão ser realizadas uma série de conversas sobre o estado da fotografia contemporânea e dois workshops de cianotipia na sede da Trienal:
29 de Novembro
10h-13h
A Imagem na Era da Dúvida – Atravessando um Terreno Minado
Oradores: Emese Mucsi, Bruno Humberto, Gintarè Krasuckaite, Nikki Zoe Omes, Téo Pitella
Moderador: João Seguro
15h-18h
Transpondo Intersecções? A Mudança nos Paradigmas Relacionais no Mundo da Arte da Fotografia Contemporânea
Oradores: Ana Catarina Pinho, Ana Pérez Quiroga, Eilina Heikka, Joshua Phillips
Moderador: Pedro Costa
30 de Novembro
10h-13h
A Fotografia, o Ensino e a Prática Artística
Oradores: Rut Blees Luxemburg, Giovanni Chiaramonte, Rodrigo Peixoto, Sérgio Rolando
Moderador: Paulo Catrica
15h-18h
Do Pensar ao Olhar, O Que Está Além da Visão
Oradores: Fariba Farshad, William M. Hunt
Moderadora: Ana Matos
08 & 15 de Dezembro
14h-17hWorkshops Cianotipia
A Cianotipia é um dos primeiros processos fotográficos descoberto em 1842 por Sir John Herschel. Neste processo, a imagem faz-se por contacto directo e pela exposição directa ao Sol. Orientadas pelo fotógrafo Pedro Gil, estas oficinas pretendem ser uma introdução a esta técnica.
Os participantes têm à sua disposição todos os materiais necessários à produção de imagens em formato postal, 10x15 cm, a partir de matrizes fotográficas impressas em acetato.
Pede-se que tragam as suas próprias imagens negativas, impressas em acetato lazer, jacto de tinta ou papel vegetal ou objectos com diferentes opacidades, para criarem os seus próprios postais.
Podem também fazer fotogramas em formato maior, com plantas recolhidas no jardim do palácio ou desenhos seus feitos em papel vegetal.
Se quiserem, podem trazer outros papéis ou suportes onde imprimir, desde que sejam materiais porosos e com formato A4.
A inscrição nos workshops é obrigatória através do formulário (até às 12h do dia anterior de cada sessão, ou seja, dias 7 e 14 de Dezembro).
A entrada para todos os eventos é gratuita. Mais info aqui