Chegou ao fim o Open Call para Ciclo de Conferências
A 1 de Julho o call terminou e já fizémos as contas: as propostas que recebemos vieram de três continentes, num total de 11 países e 26 candidaturas. Ásia, América (do Norte e Sul) e Europa foram os continentes que ouviram a chamada e da Alemanha, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, Itália, México, Portugal, República Checa, Suécia e Taiwan chegaram as propostas programáticas para a nova temporada.. A demonstrar que existem vozes plurais e intervenientes heterogéneos, este call contou com a participação de 60% de propostas de duos e 40% individuais, sendo que 56% foram candidaturas nacionais.
Estas propostas vão ser avaliadas por um júri composto por José Mateus (Presidente da Trienal de Arquitectura de Lisboa), Manuel Henriques (Director Adjunto da Trienal de Arquitectura de Lisboa), Madalena Reis (Directora do Departamento de Marketing e Desenvolvimento do Centro Cultural de Belém), André Tavares (Programador de Arquitectura da Garagem Sul – Centro Cultural de Belém) e Irina Davidovici (Consultoria externa). O comissariado vencedor deste novo ciclo é dado a conhecer ao público em Setembro.
O ciclo acontece nos auditórios do CCB, entre 2020 e 2022 e, para o ano de estreia, já há datas confirmadas: 18 de Março, 6 de Maio, 28 de Outubro e 25 de Novembro. Nos anos consecutivos a dinâmica mantém-se, com quatro sessões por ano e oradores de referência no pensamento contemporâneo a aterrar em Lisboa para dar continuidade a esta narrativa. Dela, faz parte também a plataforma Archdaily, que colaborou na divulgação deste Open Call e permitiu que chegasse tão longe.
Esta partilha de conhecimento e referências já trouxe ao Ciclo Distância Crítica 24 ateliers de arquitectura e 18 moderadores durante nove anos e três ciclos. Pode reencontrar-se com estes debates no nosso site e rever cada conferência através dos registos vídeo.