14ª edição, 2025
Descubra “A Invenção de Lisboa”

A Invenção de Lisboa
As cidades nasceram para conversarmos. São a invenção do lugar para estarmos juntos. E isso é complexo e difícil, mas também é a maior invenção humana que, colectivamente, construímos. O modo como desenhamos uma cidade tem um impacto decisivo na qualidade de vida de quem a habita, por isso, o nosso convite é para todos: abrir as portas, ver e pensar sobre aquilo que constrói Lisboa, é pensar como queremos viver em conjunto.
Por onde ando? Como ando? O que vejo até lá? Como entro e saio de um lugar? Como sei onde estou, e o que vejo daqui? Como são os panos de fundo das nossas memórias? Que palco é este que circunda as nossas vidas? O que faz Lisboa ser Lisboa? Que peças são essas que constroem uma ideia de Lisboa? A cidade faz-se de edifícios individuais e da infra-estrutura, esses espaços visíveis e invisíveis por onde andamos, que tudo ligam e unem. É neles que está a invenção da arquitectura da cidade, esse sistema complexo de camadas de que nem sempre temos consciência, mas que construímos e que determinam decisivamente o nosso dia-a-dia.
Das ligações subterrâneas às aéreas, das entradas por terra e por mar, dos grandes planos urbanos aos pequenos sinais que se repetem pelas ruas, dos museus e palácios às casas que todos habitamos, dos espaços vedados ao público àqueles pelos quais passamos todos os dias, mas nunca olhámos bem. São eles que determinam o dia-a-dia na cidade, que marcam o modo como vivemos. Olhar para a arquitectura da cidade de Lisboa é não só compreendê-la, é a possibilidade de poder imaginá-la. Como, afinal, queremos conversar? Como inventamos Lisboa?
Em 2025, contamos consigo a 10 e 11 de Maio para mais um fim-de-semana de visitas e passeios gratuitos recheado de actividades abertas a toda a gente. A jovem dupla Daniela Sá e João Carmo Simões, por detrás do atelier de arquitectura JCS Arch+ e editora de livros Monade, traz um olhar fresco sobre dezenas de espaços ímpares da cidade ao longo do tempo, dos romanos ao século XXI e do Restelo a Moscavide.
Para mais informações sobre o evento clique aqui.
Comissariado por Daniela Sá e João Carmo Simões
Daniela é arquitecta e conferencista. Com João Carmo Simões em 2016 funda a editora Monade, que promove publicações de excelência em torno da disciplina. O livro “FEP / Viana de Lima” vence o prémio DAM Book Award 2024 de melhor publicação de arquitectura. Em 2021, organiza uma palestra em que juntou nomes indiscutíveis como Álvaro Siza, Kenneth Frampton, Barry Bergdoll, Francesco dal Co e Jonathan Sergison.
João é mestre em arquitectura e conferencista. Em 2012, funda o atelier JCS Arch+ e o seu trabalho merece destaque nas revistas Monocle, Património, Observador e em livros “Portugal: The Monocle Handbook” e “Portuguese Modern Apartments”. Os seus projectos têm sido reconhecidos além-fronteiras com a nomeação para o EUmies Award 2024 European Union Prize for Contemporary Architecture.