2ª Edição, 2013
Texto Curatorial
A segunda edição do Lisboa Open House ocorre no fim-de-semana de 5 e 6 de Outubro de 2013, estando inscrito na rede internacional de Open House Worldwide, que actualmente conta com a participação de mais de duas dezenas de cidades no mundo.
Este evento abre portas, ao público geral, mas também a um público de conhecedores, críticos, especialistas e apreciadores da cidade de Lisboa, a um conjunto e espaços de valor arquitetónico e cultural de referência, podendo ser percorridos com guias informados sobre os lugares de particular interesse a observar e visitar, por vezes inclusivamente os próprios autores dos espaços.
O programa Open House foi criado por Victoria Thornton, fundadora de Open House e Diretora de Open-City, que esteve presente na cidade de Lisboa durante a sua primeira edição. O Open House é um programa sem fins lucrativos, que visa estimular o interesse público pela arquitectura e património construído, de diferentes épocas e escalas, integrando-o em itinerários temáticos.
O Lisboa Open House é um evento anual e gratuito, inserido no programa Intervalo, atividades regulares desenvolvidas no período que medeia entre cada edição do evento Trienal de Lisboa.
A primeira edição, em 2012, contou com a participação de cerca de 50 espaços arquitectónicos e recebeu cerca de 14 000 visitas ao longo de dois dias.
A edição de 2013 alarga a visita a cerca de 60 lugares de interesse, compreendendo não só o edificado como também o paisagístico, ambos necessários à compreensão de Lisboa, uma cidade mais antiga que a própria nacionalidade.
Ver, e dar a ver, abrindo portas ao que existe de arquitectura contemporânea, de autor e de tantas épocas diferentes do passado, os clássicos. Muitos dos espaços não são correntemente visitáveis, por serem desconhecidos ou de difícil acesso. Revelando qualidades insuspeitas, são autênticas pérolas escondidas. A selecção engloba tanto o património construído, como as mais diversas tipologias edificadas, de monumentos a casa particulares, de infraestruturas a jardins, parques e miradouros. Falamos de edifícios governamentais, camarários, de empresas e propriedades particulares, por todas a cidade.
Pretende-se dar oportunidade de conhecer oito séculos desta cidade encantaria e coloria, apoiada numa topografia acidentada que esconde lugares surpreendentes.
Ficha Técnica
Open House Lisboa 2013
Comissário Fernando Sanchez Salvador | Coordenação OH Lisboa Patrícia Marques |
Coordenação de Voluntariado Raquel Morais | Voz Off Inês Meneses |
Design de Comunicação Vivóeusébio | Tipografia Van Condensed by Ricardo Santos |
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Direcção José Mateus, Presidente Nuno Sampaio, Vice–Presidente José Manuel dos Santos, Vogal Maria Dalila Rodrigues, Vogal Pedro Araújo e Sá, Vogal | |
Director Executivo Manuel Henriques | Assistente de Direcção Ana Fernandes |
Comunicação e Imprensa Maria Schiappa (coordenação) Joana Cordeiro Rute Paredes | Produção Isabel Antunes (coordenação) Sofia Baptista (coordenação) Sónia Costa Liliana Lino Vitório Leite Simão Botelho |
Serviço Educativo Susana Gaudêncio (coordenação) Catarina Ribeiro | Financiamento e Parcerias Sara Battesti (coordenação) Telma Rodrigues |
Agradecimentos
Um MUITO OBRIGADO a parceiros e patrocinadores, aos espaços que abriram as suas portas, aos fantásticos voluntários e a si por participar neste evento.
Em particular a: todos os proprietários e anfitriões e todos os seus representantes neste projecto; todos os guias e orientadores de visitas e formadores de voluntários; Cátia Costa, Andreia Galvão, Paulo Costa, Simão Botelho, GABIP, Pedro Sadio, Sofia Baptista, Pedro Botelho, Vítor Beiramar Diniz, Ana Fernandes, Ana Vaz Milheiro, Pedro Oliveira, Diogo Lopes, Anísio Franco, Margarida Grácio Nunes, Sofia Nobre, Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.