Saltar para o conteúdo principal
Trienal de Arquitectura de Lisboa

Sobre

Como Funciona

O Open House é um evento internacional do qual fazem parte mais de 40 cidades em todo o mundo.

Durante o fim-de-semana, visitas guiadas gratuitas e sem marcação, dão a conhecer de perto e por dentro a melhor arquitectura de Lisboa. Sem reserva antecipada na maioria dos casos, as visitas são por ordem de chegada para dar acesso a um maior número de pessoas e facilitar a fluidez das entradas. As excepções que exigem marcação estão devidamente assinaladas no roteiro. As inscrições ficam disponíveis online mais perto da data do evento.

Os três formatos de visita:

  • Visita por Voluntário dá a conhecer o espaço em detalhe através de uma visita acompanhada pela equipa de voluntários presentes no local
  • Visita por Especialista  trata-se de uma visita comentada pelo autor do próprio projecto de arquitectura ou por um especialista convidado
  • Visita Livre  são visitas ao espaço sem acompanhamento dentro do horário indicado

Para cada edição, contamos com uma entusiasta equipa de voluntários que acolhe os visitantes, fornece um olhar sobre o roteiro, dá sugestões ou faz recomendações adequadas a cada um.

Organização

A Trienal de Arquitectura de Lisboa é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é investigar, dinamizar e promover o pensamento e a prática da arquitectura. A cada três anos, realizamos um grande fórum de debate, reflexão e divulgação que cruza fronteiras disciplinares e geográficas. Para além disso, organizamos também os ciclos de conferências Distância Crítica no Grande Auditório do CCB, múltiplos eventos na nossa sede, o Palácio Sinel de Cordes, que integra também um Pólo Criativo.

Um conceito originalmente criado em Londres em 1992 por Victoria Thornton, o Open House Lisboa faz parte da grande família Open House Worldwide. Desde 2012, que a Trienal de Lisboa organiza o OH Lisboa, e desde 2015, que o faz em parceria com a EGEAC.

Dirigido ao grande público, o OH Lisboa tem como objectivos e princípios base:

  • Aproximar os cidadãos à arquitectura da sua cidade
  • Dar a conhecer espaços habitualmente fechados ao público
  • Organizar visitas gratuitas envolvendo autores ou especialistas de diferentes áreas

Agradecimentos

Um MUITO OBRIGADO

Aos proprietários, anfitriões e todos os seus representantes por acederem abrir as portas dos seus espaços. A todas as entidades, parceiros e patrocinadores pelo apoio absoluto, essencial para o êxito deste evento. À extraordinária e incansável equipa de voluntários que oferece o seu tempo para tornar esta experiência única. Aos guias, orientadores e formadores de voluntários cujo contributo se traduz na qualidade das visitas. Ao grupo de especialistas que oferecem uma análise mais aprofundada a cada espaço. Nomeadamente a todos os agentes que estiveram envolvidos no programa de acessibilidade. Esta iniciativa realiza-se graças à colaboração deste conjunto de pessoas. E obrigado a si, por participar neste evento tornando-o um sucesso.

Favoritos
Animação de Carregamento